Rússia promete resposta dura a retaliação diplomática dos EUA

Trump e Putin – G20: Presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia, se encontram durante conferência do G20 em Hamburgo, na Alemanha – 07/07/2017

A Rússia prometeu nesta sexta-feira uma resposta dura aos Estados Unidos depois que os americanos ordenaram o fechamento do consulado de Moscou em São Francisco e de outros dois edifícios em Washington e Nova York.

O alerta foi feito pelo ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, que disse que a Rússia estuda uma resposta à decisão americana. “Reagiremos assim que concluirmos nossa análise”, disse Lavrov a estudantes em Moscou. “Responderemos duramente a decisões que nos prejudiquem.”

Separadamente, um assessor do Kremlin se queixou dizendo que o gesto dos Estados Unidos empurrou as relações bilaterais ainda mais para um beco sem saída e alimentou medidas retaliatórias recíprocas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou posse em janeiro prometendo melhorar os laços entre Washington e Moscou, que estavam em seu pior momento desde a Guerra Fria.

Mas desde então, a relação se deteriorou ainda mais, com a alegação das autoridades de inteligência americanas de que a Rússia interferiu na eleição presidencial, algo que Moscou nega. O próprio Trump, para combater alegações de que seus associados trocaram informações com os russos, assinou, contrariado, novas sanções contra Moscou elaboradas pelo Congresso.

A Rússia reagiu com a determinação que Washington reduzisse seu quadro de funcionários diplomáticos e técnicos no país em mais da metade, para 455 pessoas, o que, por sua vez, levou os Estados Unidos e pedir o fechamento do consulado em São Francisco.

Lavrov insinuou nesta sexta-feira que seu país pode cogitar novas reduções no pessoal das embaixadas americanas, dando a entender que Moscou foi generosa da última vez ao permitir que Washington mantivesse “mais de 150” pessoas adicionais.

Por Victor Simão – DA REDAÇÃO VEJA.COM


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *